O aparelho ortodôntico – Parte II

Continuando com os posts sobre minha experiência com o aparelho ortodôntico hoje eu vi contar um pouco sobre a limpeza e os cuidados que se deve ter o ele. Contei aqui no blog sobre o motivo pelo qual eu ainda estou usando, sobre as partes que compõe o aparelho e como eles colocam nos seus dentes. Já tem 17 meses que eu estou usando o aparelho fixo e segundo minha dentista nós próximos dois meses já posso tirar e trocar pelo aparelho móvel, que é necessário para manter os dentes alinhados. 

passa fio

A higiene bucal para quem usa aparelho é um processo estressante, pelo menos para mim. Dá uma preguiça absurda de passar fio dental todos os dias. Primeiro porque você tem que usar um passa fio (essa coisinha verde na foto) e enfiar em cada buraquinho do aparelho. Mas, fazer o quê né? Tem que passar para tirar todos os restos de comida que entram.

escova unitufo

Tem também a escova comum, a de tufo (unitufo) e a escova interdental, dessas duas últimas eu só tenho a de tufo que é bem prática para limpar os cantinhos dos dentes. A escova de tufo foi bem baratinha se não me engano custou 5 ou 6 reais e a interdental deve ser nessa faixa de preço também.

cera protetora

Uma coisa que ajuda bastante para o aparelho não machucar a mucosa da boca é a cera protetora. Ela evita os machucados e o aparecimento de aftas na parte interna das bochechas e nos lábios.

Veja como deve ser a escovação:

Espero que na próxima vez que escrever a continuação desse post já esteja sem o aparelho fixo! Lá eu espero mostrar as fotos do antes, durante e depois do tratamento. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum desses ou outros assuntos? Deixe seu comentário.

Lara Nunes

Deixar um comentário

