Fotografia: Abertura do diafragma

O mais importante na fotografia não é a câmera e sim, a técnica que você adquire e consegue aplicar na fotografia que vai tirar. E mais uma vez, trago aqui para o blog um pouco mais sobre o que ando aprendendo com minha Nikon L120.

O diafragma é o sistema que controla a abertura por onde entra a luz na câmera. É ele que vai para produzir a imagem e quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo. É meio confuso, mas, quanto mais você ler sobre o assunto e praticar mais fácil vai ficar. A profundidade é antes de tudo um efeito na imagem, ele deixa os objetos que estão próximos ou distantes do plano de foco nítidos e o fundo mais desfocado, sabe?

O valor do diafragma se dá através de uma escala universal variável, conhecidos como números x ou x-stop. Essa escala varia assim: f/1, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64.

abertura do diafragma

Lembra-se das aulas de frações, quando o seu professor disse que quanto maior o denominador menor o resultado? Isso se aplica aqui. O f/1 é a maior abertura, enquanto o f/64 é a menor. Isso significa que se você tirar uma foto com a f/2.8, por exemplo, comparando com a f/32 o fundo vai ficar muito mais desfocado. Veja só alguns exemplos (deixe o mouse em cima da foto para ver a abertura):

Como eu costumo fotogrfar muitos detalhes na maioria das minhas fotos uso a abertura f/4.7 que já é automática do modo macro. Ajustando o zoom e se aproximando/afastando distância do objeto você consegue modificar a abertura facilmente. Espero que tenham gostado do post e qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Ps: todas as fotos de exemplo foram tiradas lá do meu Flickr.

Lara Nunes.

2 thoughts on “Fotografia: Abertura do diafragma

  1. Boa Noite, acabei de adquirir uma camera Nikon L120 também, e pude queria saber se essas fotos postadas acima são da camera Nikon L120 mesmo, pois as minhas fotos não fica dessa forma, cores vivas, pequenos detalhes visíveis e essa perfeita resolução, pois quando passo para o Pc a foto fica meio sem cor, meio desfocada, Obrigado

    1. Você usa o modo macro? Tem que focar no objeto com o obturador (botão de tirar foto) e esperar um pouco para focar por completo, depois você tira a foto. Todas as fotos de exemplo fui eu que tirei com a Nikon L120, boa parte eu só ajustei a saturação (como a do chiclete – aumentando – e a da negra – diminuindo).

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s