O aparelho ortodôntico – Parte I

Sempre tive muito cuidado com meus dentes, sempre escovava direitinho e passava fio dental. Todas as dentistas que eu ia elogiavam o cuidado que eu tinha com eles. Quando eu era pequena meus dentes da frente eram afastadinhos e eu nem ligava muito pra isso, só que quando os segundos molares nasceram percebi que eles empurram os incisivos (frontais). Mas isso é só uma teoria, já que segundo minha dentista essa “teoria” causa muita divergência entre os especialistas e nenhum dente teria a força de empurrar os outros. Enfim, ficaram inclinados para trás.

Até então não me incomodei, porém um dente inferior começou a entortar mais que os outros e as “pontadas” que eu sentia de vez em quando na gengiva lá no fundo estavam realmente incomodando. Passou algum tempo e minha irmã mais nova tirou o aparelho, foi aí que eu pedi minha mãe para procurar um profissional para cuidar desses tais dentes tortinhos. Quando tirei as fotos e o raio-x, minha dentista descobriu que os meus dentes sisos (3° molar) estavam nascendo deitados e que isso estava causando as dores e provavelmente, empurrando os dentes.

E lá fui eu fazer a retiradas de três sisos (sorte que eu só tinha 3). Todo mundo me encheu de medo dizendo que eu não iria aguentar comer, beber, escovar os dentes, que eu iria ter febre… E nada disso aconteceu. Obviamente nos dois primeiros dias eu comi quase nada de sólido por causa dos pontos e da mastigação, mas depois tava tudo normal (tirando o inchaço que demorou uma semana para “sumir”). Uma ou duas semanas depois, eu voltei o consultório para retirar os pontos e na mesma semana marquei uma consulta para colocar as borrachinhas que afastariam os dentes do fundo para colocar o anel.

Vídeo explicando as partes do aparelho:

Eu não lembro quanto tempo durou esse processo, acredito que tenha sido em torno de mais duas semanas. Sabe quando um pedacinho de carne engancha entre os dentes? Essa era a sensação e incomodou bastante. Ok! Chegou a semana de colocar o aparelho. Voltei para casa mais cedo do colégio, comendo (e despedindo de) um pacotinho de amendoim. Cheguei lá em torno das 10 horas e tive que esperar um pouco na recepção enquanto não chegava minha hora.

Se vocês forem colocar aparelho, hidrate bem bastante os lábios com batom de cacau/karité, porque eles colocam um objeto (igual esse da foto acima) para sua boca ficar bem aberta e eles só tiram no fim de todo procedimento. Resultado: boca extremamente ressecada no final.

Não sei quanto tempo durou, mas pareceu interminável. Quando olhei no espelho, me achei super diferente. No início, sorrir e até falar incomodavam, porque os brackets do aparelho puxam a pele as vezes.

Vídeo mostrando com colocam o aparelho:

Se você usar aparelho ou vai usar indico assistir os canal muito bom no YouTube chamado Vida de Dentista. Lá tem tem vídeos bem ilustrativos explicando a higienização, os procedimentos e como é que colocam os aparelhos (fixo, móvel, invisível,…), os que ilustram esse post foram tirados de lá. No próximo mês vou tirar o aparelho e não vejo a hora disso acontecer. Alguém aqui usa ou usou aparelho? Como foi? Vamos compartilhar as experiências!

Lara Nunes.

4 thoughts on “O aparelho ortodôntico – Parte I

  1. Olá! Botei Aparelho fixo Mês passado, e todo mundo falava (Alanna vai doer muito se prepare para Dor !)Tipo:mim Assustando. Então botei no mês passado dia 15/06/13. e nos 3 primeiros dias aff,não consiguia mastigar nada.Incomodava muito Dentes totalmente sensíveis,Mais dps haha nem parece que estava usando aparelho mim acostumei rapidinhoo.
    Mais vo falar um coisa não quero tirar o aparelho rápido kk. mim acostumei com ele, eu sei só faz 2 meses que eu estou usando,mais fazer o que néh. To amando usar Aparelho Fixo. Uhuuuuuu ! 🙂 😀

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s