Leitura: O Castelo no Ar (Diana Wynne Jones)

Parece que o Destino decretou que eu viva todo o meu sonho na realidade!

(Página 103)

Lá estava eu andando despreocupada durante o intervalo na biblioteca do meu colégio e vejo essa bonita capinha com desenho de um castelo nas nuvens. Não julguei o livro pela capa, se é isso que pensaram, mas acho que há vezes em que capa diz muito sobre o livro sim! Esta por exemplo dizia: “Abdullah é um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada depois que compra um tapete mágico de um misterioso estranho. A partir daí, ele se envolve em uma série de aventuras fantásticas, envolvendo belas princesas, um perverso djim, um gênio em uma garrafa, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece um castelo… ou seria um castelo parecendo uma nuvem?”. Bateu uma imensa curiosidade infantil em mim e levei para casa uns dos meus futuros livros favoritos sem saber.

castelo no ar e flor da noite

De um tempo para cá tenho me interessado por literatura fora do convencional, ou seja, fora do que “todo-mundo-anda-lendo” no momento. Um pouco porque esse tipo de livro acaba virando clichês e somente boas receitas para fazer dinheiro (veja um vídeo sobre industrial cultural), outro porque descobri muita coisa legal fora disso, como esse livro.

A história começa quando Abdullah, um jovem vendedor de tapetes compra de um sujeito suspeito e por um preço muito baixo um tapete mágico! Até aí eu já sabia. Mas o que me surpreendeu foi com o desenrolar da história, ele não conseguiu fazer o tapete voar, mas mesmo assim tinha medo que o roubassem então dormiu em cima dele, durante o sono o tapete o transporta para um jardim exuberante onde encontra a princesa dos seus sonhos. Abdullah acha que tudo foi um sonho mesmo, e diz à princesa que é um príncipe que fora raptado quando criança. Para apimentar a história, a princesa é raptada por um djim (na tradição e folclore árabes, entidade de poderes superiores aos humanos e inferiores aos dos anjos; gênio, espírito, demônio) e o pobre vendedor de tapetes agora é tido como culpado e procurado por todo reino.

cute air castle

Depois disso ele acaba fugindo da cidade e vai em busca de quem possa ajudá-lo a salvar a sua princesa, no caminho encontra um gênio, um soldado valente e uma gata que se transforma em mulher. Tudo isso num clima de aventura sem igual. Até encontrar o tal do castelo do ar. Qualquer um poderia ler e aproveitar boas risadas nessa aventura temperada com romance e magias do deserto. Lembrou-me muito os livros que minha mãe lia para mim quando eu era criança. O que fez eu gostar ainda mais dele!

Quem ler vai ser transportado para outra dimensão, àquela que só encontramos quando ouvimos boas histórias. Cada capítulo tem uma breve frase síntese que nos leva a imaginar o que vai acontecer, o que surpreendentemente NUNCA é o que se espera.

                Coleção Castelo Animado

O livro é parte de uma série de três livros: O Castelo Animado, O Castelo do Ar e A Casa de Muitos Caminhos. O Castelo Animado foi transformado em filme animado por um diretor japonês (o mesmo que dirigiu “A Viagem de Chihiro” – que é fofo também) em 2005  e fez muito sucesso pelo mundo – chegando até a concorrer ao Oscar de Melhor Animação (Assista aqui – Filme do estilo: chuvinha, pipoquinha e caminha haha). Assisti e isso só me fez querer ler toda a coleção mais ainda.

CASTELO ANIMADO CAPA FILME

Esse mundo recheado de profecias, gênicos, lâmpadas mágicas, magos, tapetes voadores, princesas e areia é uma ótima pedida para quem gosta de se divertir, durante toda a história dei boas risadas com situações que se desenvolvem tão inesperadamente que te deixam com vontade de devorar o livro todo.

Só para vocês sentirem o gostinho: quando Abdullah encontra Flor da Noite pela primeira vez:

– Eu não sou uma mulher! – exclamou ele.
– Tem certeza? – perguntou ela – você está usando vestido.
Abdullah olhou para baixo e viu que, ele estava vestido com sua camisola de dormir.
(Página 27)

Enfim, essa é minha primeira dica de leitura. Espero que tenham gostado. No meu próximo post: um pouquinho de melancolia e comédia com “A culpa é das estrelas”.

Alguns links: Resenha do livro, livro no Skoob e sobre a autora.

Lívia Reginato.

3 thoughts on “Leitura: O Castelo no Ar (Diana Wynne Jones)

  1. Com certeza é um livro mt bom,o filme do castelo animado eu ja vi e recomendo,aliás todos os filmes dirigidos pelo studio Chibli são bons

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s