A ordem é: Repaginar!

Sabe quando você acorda pela manhã sentindo que precisa de espaço? De coisas novas? Acordei assim hoje. Abri todas as portas do meu armário, visualizei cabides pesados, gavetas lotadas, prateleiras repletas de coisas sem uso. Comecei a separar algumas peças que há tempos não usava e por fim, olhei para a pilha de coisas sobre a cama e para os espaços, agora vagos, no armário.  A sensação foi estranha. De vazio. É como se ainda precisasse daquilo, mesmo sabendo que não teria mais utilidade. E sabem o que descobri? Isso não acontece só com roupas.

Por que é tão difícil se desapegar? Sabemos que precisamos de coisas novas, mas, a ideia de abrirmos mão do que temos nos deixam melancólicos. É difícil quando chega a hora de se desfazer daquilo que não tem mais serventia. Dói.

O que fazer? Vejo-me deitada, em meio às pilhas de roupas, com um pensamento fixo: Se não tem mais utilidade por que tenho a sensação de preciso delas? E foi como se subitamente uma luz se acendesse clareando meus pensamentos. Talvez não precise, talvez só precise de algo melhor para colocar no lugar. Algo que preencha o vazio. Como não tinha pensado nisso antes? É tão obvio!

Se você, assim como eu senti que tem quinquilharias demais na sua vida talvez seja a hora de fazer à limpa. O método é um verdadeiro exercício de reconhecimento. E pra minha surpresa e talvez para a sua também seja um exercício bem divertido e prazeroso.

Operação: Fazendo à limpa!

Em seus objetos pessoais – Libere espaço em seu armário. Se não serve mais, livre-se deles! Como colocar em seu armário aquela calça linda e nova que acabou de comprar se seus velhos jeans anos 90 estão lá, assombrando seu guarda–roupas?

Limpe o desktop do seu computador, exclua arquivos inativos. Guarde apenas o que tiver um significado especial para você.

É importante não confundir significado especial com significado emocional. Como distinguir um do outro?

Significado emocional engloba todos os tipos de sentimentos. Bons e ruins. Você definitivamente não precisa guardar coisas que te deixem triste, com raiva ou deprimida. Significado especial é tudo aquilo que remete boas lembranças. Se ao rever, ouvir, tocar ou usar, você se pegue sorrindo é porque realmente aquilo é digno de um lugar na estante.

Em seu círculo social: Não desperdice tempo e energia bajulando pessoas que não se interessam por você. Concentre-se em se relacionar com quem te impulsione, não que te bloqueie. Aprecie e desfrute de boas companhias. Se valer a pena invista, se não, deixe que vá.

Em seus sentimentos: Seria bom se tivéssemos algumas teclas de atalho em nossa cabeça. Teclas básicas como: Esqueça, perdoe, siga em frente, releve, ignore, aceite.

Mas, infelizmente temos que fazer tudo manualmente e o processo não é rápido. Todavia, uma vez que você pegue o jeito, fica mais fácil. E com o tempo aprendemos a filtrar nossos sentimentos e a só dar crédito ao que realmente mereça. Espero que tenham reservado um saco de lixo bem grande.

Alesandra Miranda.

2 thoughts on “A ordem é: Repaginar!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s