Virgindade! (Parte 3)

A última parte dessa série de posts vai ser dedicada a métodos anticontraceptivos. É um assunto muito importante e que deve sempre ser tratado quando se fala em vida sexual!

A gente sabe como funciona a camisinha né? Ela é uma barreira para os espermatozóides não terem contato com o seu corpo. Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, ela não deixa o sexo desconfortável e não prejudica o prazer. É imprescindível que você use camisinha, não só para evitar uma gravidez indesejada (vocês já estão cansadas de saber como ter um filho na adolescência ou juventude pode aposentar muitos planos como faculdade, intercâmbio…) mas para prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis que podem ser muito nocivas para a saúde.

No entanto, a camisinha pode se romper ou estar furada. Não é 100% segura como método anticontraceptivo, então o ideal é combinar a camisinha com um anticoncepcional.

O anticoncepcional é uma pílula hormonal que deve ser tomada todos os dias e que previne a gravidez em cerca de 99%. Alguns anticoncepcionais têm um intervalo de alguns dias (você para de tomar as pílulas) e é nesse tempo que a menstruação desce. É importante sempre lembrar de tomar os comprimidos na hora certa, senão você pode engravidar.

Bem melhor se garantir e combinar a camisinha com a pílula, né? Além das suas chances de engravidar serem nulas, você fica protegida de doenças como AIDS, hepatite, sífilis, etc.

Muita gente só toma o anticoncepcional. Se pensarmos nele como um método anticontraceptivo 100% seguro, ainda temos o problema da transmissão de doenças durante o sexo. Se você tem um relacionamento fechado e confia no seu parceiro (lembrando que, infelizmente, você confiar no cara não é garantia de nada), vocês podem fazer exames pra checar se nenhum dos dois têm alguma doença sexualmente transmissível e começarem a transar sem camisinha. Mas é muito importante que você converse sobre isso com um ginecologista.

O anticoncepcional também é tido como um medicamento para regular hormônios, então alguns médicos os receitam para diminuir sintomas da menstruação como cólicas, dores de cabeça e fluxo excessivo.

Os efeitos colaterais da pílula são muitos, mas variam de pessoa pra pessoa. O corpo pode demorar cerca de três meses para se adaptar a nova dosagem hormonal, então é comum que ocorram sangramentos, cólicas, irritabilidade e ganho ou perda de peso. Na minha opinião deixar de fazer o tratamento com anticoncepcional por medo de engordar, por exemplo, é uma bobagem! Depois que seu corpo se acostuma com o medicamento, você vai notar como é confortável não ter medo de engravidar e ter o controle sobre o dia exato que começa a menstruação, entre outros benefícios da pílula.

No entanto, nunca comece um tratamento com qualquer anticoncepcional sem ter se consultado com um ginecologista. O médico (ou a médica, sei que muitas de vocês preferem mulheres, nesses casos) vai saber dizer qual o medicamento ideal para você e vai poder te orientar caso um efeito colateral te incomode e você ache vantajoso trocar de anticoncepcional.

Mas o mais importante desse assunto é sempre preservar o seu corpo e se preocupar muito com a sua saúde. Sexo é algo maravilhoso e nós devemos sim aproveitar bastante essa maravilha do corpo, mas sempre com muita responsabilidade. Não importa com quantos parceiros (ou parceiras!) ou com que frequência você faz sexo, sempre tenha a sua saúde física e mental em primeiro lugar!

Vou terminar por aqui! Como sempre, sintam-se livres para fazer perguntas nos comentários. Quem sabe depois eu volto a retomar esse tema? Até a próxima!

3 thoughts on “Virgindade! (Parte 3)

  1. ola meu nome é carol tenho 16 anos queria esclareser uma duvida tenho um relacionamento fechado com um homem mais velho,sou virgem e vamos noivar,queria saber se só usando o anticontraceptivo funciona para nâo engravidar? a sim,eu e ele vamos fazer o exame pré nupcial. desde já obrigada espero resposta

    1. Raiane, muitas pessoas utilizam somente o anticoncepcional, mas é muito importante que você tome a pílula todos os dias no mesmo horário e use camisinha até o fim da cartela se houver vômito/diarréia até 6hs depois de tomar a pílula.
      No entanto você só vai estar 100% protegida se usar camisinha e o anticoncepcional. Sobre o exame, se vocês vierem a transar antes de casar, não deixe de fazê-los. É muito importante que você cuide bem da sua saúde.
      Procure um ginecologista para te indicar um anticoncepcional e para esclarecer suas dúvidas! Boa sorte.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s