Como tirar o passaporte e o visto?

Tirar umas férias e viajar para fora do país, tornou-se uns dos sonhos de consumo de muitos de nós. Seja para conhecer outras culturas ou para comprar bastante com um preço muito mais barato do que aqui no Brasil, o que nós queremos é viajar. Como vocês já devem imaginar para sair do nosso tão amado país e visitar outro, exige muita burocracia. E pensando nisso (e para manter a categoria viagem sempre atualizada), eu fui procurar saber do que se precisa para tirar o passaporte e o visto. E para você quer se tornar um intercambista, esse post pode ajudar! PASSAPORTE COMUM

Para quem for menor de idade, precisa de autorização dos pais para tirar o passaporte (caso um dos dois não forem na policia federal assinar) e outra autorização para poder sair do país, mas essa fica com a polícia federal no aeroporto. Os documentos dependem do tipo de passaporte que você quer tirar, nós brasileiros tiramos o Passaporte Comum.

Documentação necessária para o Passaporte Comum: Documento de identidade (pode ser a carteira de trabalho ou RG, se for casado ou divorciado tem que levar a Certidão de Casamento), Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (se a última teve dois turnos, leve os dois), comprovante do pagamento do Guia de Recolhimento da União (taxa para emissão do passaporte) e CPF.

Obs: Quem é menor de idade precisa de duas outras autorizações uma dos pais para tirar o passaporte e outra para sair do país, caso for viajar sem eles.Os homens têm que levar o comprovante de quitação militar (se forem maiores de 19, veja isso no site deles). Os naturalizados, o Certificado de Naturalização. Se você já teve passaporte comum ou de emergência deve levá-lo também. Qualquer dúvida vá a página de documentação.

Depois você deve acessar o site da Polícia Federal, solicitar a emissão do passaporte, preencher todos os seus dados e imprimir o protocolo da solicitação e o GRU (uma taxa de emissão que você tem que pagar dentro do prazo). Agende um dia para tirar o passaporte no lugar mais próximo da sua cidade (ou na sua cidade se tiver um posto) e compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação exigida. Se você não sabe onde tem um posto, você pode dar uma olhada no próprio site na parte agendar o atendimento no posto escolhido.

Depois de comparecer, você deve esperar ele ficar pronto e ir retirá-lo no posto com o documento de identidade e assinatura de recibo, no local e horário indicado. Você pode acompanhar o andamento do seu pedido de passaporte, colocando o número do Protocolo e seu CPF. Mais informações no site da Polícia Federal.

VISTO

Quem vai viajar para países que fazem parte do Mercosul ou para a União Européia não precisa, a Fran viajou no começo do ano passado para lá e disse que eles emitem o visto na hora que você chega. Mas, cada país tem um modo diferente de emitir isso, você pode precisar assinar, preencher papelada e passar por uma entrevista, antes de darem o seu visto. Já para quem vai para a América do Norte ou Canadá precisa tirar aqui no Brasil.

Para tirar o visto americano você precisa pagar uma taxa de R$38,00 para as informações, agendamento da entrevista e uma senha. O pagamento pode ser feito pelo site Visto Online ou pelo telefone (21) 4004-4950. Para isso você precisa estar com o visto em mãos. Depois de paga a taxa, você deve escolher a data e o horário da entrevista através do site do visto.  Aqui no Brasil só existem 4 Consulados Americanos que emitem o visto e estão em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

O site Visto Online, informa que você deve agendar a entrevista e imprimir a confirmação de agendamento. Depois selecionar o local para onde seu formulário vai ser enviado (para o consulado que você vai fazer a entrevista) no preencher o Formulário DS-160 e imprimir a confirmação do DS-160. O preenchimento deve ser feito pelo menos com 2 dias de antecedência antes da entrevista. Sem a página de confirmação do Formulário DS-160 e do agendamento você não vai ser entrevistado.

Tem que pagar também uma taxa de Solicitação de Visto de 140 dólares. Você pode pagar nas agências do Citibank e deve pagar na nossa moeda (real e em espécie) de acordo com a taxa de câmbio do dia. Ainda existe uma taxa extra, mas isso varia de acordo com o tipo de visto que você quer. Segundo o site Missão Diplomática dos EUA, turistas não pagam taxas extras (se você não for à turismo dê uma olhada no site e veja as taxas).

Planeje e separe todos os seus documentos com bastante antecedência (compre uma pasta só para organizá-los). Leve além dos documentos que você usou para preencher o formulário, a confirmação de agendamento, a confirmação do DS-160, recibo do pagamento da taxa de Solicitação de Visto o número do passaporte (de passaportes anteriores e vistos – se já tirou antes), dados sobre a viagem, a foto do visto dentro dos padrões, documentos que comprovem que você vai voltar ao Brasil (boleto de pagamento de curso, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contracheques, certidão de nascimento de filhos e certidão de casamento) e que demonstre que você pode custear a viagem. Obs: A foto do visto deve ser 5×7 ou 5×5 colorida e com fundo branco, tirada há, no máximo, seis meses.

Dica importante: Na entrevista você deve ser o mais direto possível, transmita confiança e tranqüilidade ao falar, não se esqueça de olhar nos olhos de quem está te entrevistando. Nada de HMMM, EEEEEEEH, É QUE…, isso só vai fazer com que ele perceba o quanto você está inseguro. Lembre-se que você é observado desde o momento que você pisa no consulado, evite ficar andando pelos corredores, estralando os dedos ou mascando chicletes. Não minta sobre nada, use roupas confortáveis (e elegantes, a aparência conta muito) e leia o formulário DS-160 eles podem tem perguntar algo que você respondeu lá (por isso é importante não mentir). Ter conhecidos ou familiares morando nos EUA nem sempre pode ser bom, eles podem achar que por conhecer alguém lá você pode querer permanecer por mais tempo do que o permitido ou virar imigrante ilegal.

Quem vai tirar o visto para o Canadá pode solicitar o visto no escritório do Consulado Geral do Canadá em São Paulo (ele é o único no Brasil que processa pedidos de vistos) e deve agendar a visita com pelo menos um mês de antecedência de sua viagem. No site SOS Canadá você pode ter acesso a mais informações sobre o visto de turismo, estudante e trabalho.

Sites para você ler mais sobre o visto: Mala Pronta, Missão Diplomática dos EUA e esse post no Dicas D’Ouro (as dicas importantes foram tiradas de lá).

No aeroporto a Polícia Federal vai conferir os seus documentos antes do embarque e se você for menor eles vão ficar com a autorização que seus pais deram para viajar sozinha (não esqueça ela). A Fran escreveu um post com algumas outras dicas antes da viagem, coisas que ela precisou fazer antes de embarcar para a Europa: Rodando o mundo sem problemas.

Espero que esse post tenha ajudado a todos que querem tirar o passaporte e o visto. Qualquer dúvida é só deixar nos comentário, que a gente vai tentar responder tudo.

2 thoughts on “Como tirar o passaporte e o visto?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s