Livro: Férias!

Como fiquei uma semana em casa de repouso por conta dos sisos (sofri tanto), aproveitei o tempo afastada da escola para colocar minha fila grande de livros para andar. E o primeiro escolhido foi Férias! da Marian Keys.

Já falei da Marian com a resenha de Sushi, meu livro favorito dela. Ela nasceu na Irlanda, motivo pelo qual a maior parte de seus livros se passa em Dublin, o que eu considero um grande diferencial. Ela é formada em direito, só que nunca excerceu a profissão. E um dos fatos que é mais citado em sua biografia é o fato dela ter superado o vício de alcoolismo e a tentativa de suícidio. Algo que será entendido e mostrado na história dessa resenha.

Em Melancia, fomos apresentadas a Claire Walsh, uma mulher que foi abandonada pelo marido no dia do nascimento de sua primeira filha. Claire foi obrigada a voltar para a casa dos pais, onde ela mora com as duas irmãs mais velhas. Acontece que Claire tem mais outras duas, sendo Rachel a personagem principal de Férias!

Rachel mora em Nova York, divide um apartamento com uma amiga e tem até um namorado. Só que Rachel é viciada em cocaína e quase morreu. É óbvio que a sua família toda uma atitude e a manda para uma clínica de reabilitação na Irlanda, chamada de Claustro.

O Claustro é uma uma clínica normal, onde as pessoas se tratam dos mais variados vícios. Eles frequentam terapia de grupo, fazem tarefas domésticas, tem noite de jogos… mas Rachel entra achando que é uma clínica chique onde só famosos frequentam. Achei que a autora demorou muito nesse desvaneio de Rachel, ela poderia ter ido logo ao ponto.

Durante toda a estadia de Rachel, podemos perceber toda a raiz do problema de seu vício e de seus colegas. Achei interessante a autora mostrar outras histórias também. Outro ponto legal é que ela mescla as aventuras de Rachel no Claustro com pedaços de sua vida em Nova York.

Não sei se por ter uma história mais forte, Férias! foi o livro menos engraçado da Marian. Se Melancia você dá risada em cada linha, esse você não consegue. Eu percebi que ela até tentou deixar a história mais leve com humor, mas você acaba se apegando nas partes mais tensas.

Eu fiquei me perguntando se o livro é, na verdade, um relato da Marian da época do seu vício. Senti que houve muito de sua experiência e de sua superação. Ponto para Marian que transformou um momento difícil em sucesso.

Achei Férias! uma boa lição de superação e amor próprio. Apesar de não ter me feito dá risada (eu nem podia, na verdade), a história foi até leve. Só acho que a Helen Walsh, irmã da Claire e da Rachel, merece um livro. Anota a dica, Marian Keyes!

2 thoughts on “Livro: Férias!

Deixar um comentário

