Antes de morrer: Bucket List!

 

Aproveitando o clima de Dia das Bruxas e Dia de Finados, é legal abordar um tema um tanto quanto desconfortável e enigmático: a morte. Mas calma, não vou assustar ninguém! Aconteceu que depois de ver tantas fantasias de Halloween e caveiras do Dia de Los Muertos  eu me lembrei de um Tumblr que tem feito bastante sucesso: o Perfect Bucket List.

Bucket List” é a lista de coisas que você quer fazer antes de “kick the bucket”, expressão americana para “morrer”. Pode parecer meio triste, mas na verdade esse tipo de lista serve para que a gente entenda que a vida realmente é curta e que é necessário fazer o possível para realizarmos nossos desejos. Muitas coisas já não poderão ser feitas quando já estivermos nos confrontando com a morte em si: quem tem ou já teve um parente bem velhinho e doente sabe do que estou falando.

Nesse tumblr, os posts vão desde “ter um par de sapatilhas Chanel” a “encontrar a cura para o câncer”, e alguns deles são realmente interessantes. Além de me estimular a fazer a minha própria “bucket list”, esse tumblr tem me feito refletir sobre como os sonhos de cada um são diferentes. Para mim, alguns dos desejos são inatingíveis e outros parecem bobos demais, mas com certeza não é assim para outras pessoas. Isso só reflete o fato de que os sonhos e vontades partem do nosso consciente e subconsciente, são construídos ao longo da nossa vida pessoal e não devem ser julgados.

Outra coisa muito interessante que pode surgir ao fazer esse tipo de lista é daqui sei lá, uns quatro anos você pegar a sua lista atual e ver como suas aspirações mudaram, e como algo que naquela época era tão importante para você, já não fará tanta diferença na sua vida. Assim dá pra perceber as mudanças que vão acontecendo dentro da gente e nos tornam pessoas diferentes a cada dia. Mas atenção: só porque seu sonho de hoje é diferente do de ontem, não significa que o antigo é irrelevante! Muito pelo contrário. Os seus desejos do passado, mesmo que não tenham saído do papel, fizeram a pessoa que você é hoje. Por isso o mais curioso seria que você satisfizesse o sonho daquela pessoa que você era há alguns anos: imagine como você ficaria feliz naquela época ao saber que no futuro você iria realmente conseguir fazer algo que lhe parecia tão distante!

Não é errado ter ou não ter medo da morte, já que isso é uma questão muito pessoal. Mas acredito que nenhum de nós deseja partir antes de realizar seus sonhos ou terminar aquilo que começou. No entanto, por algum motivo, é muito fácil deixar nossos sonhos de lado. Acredito que venha mesmo da palavra “sonho”, que a gente logo associa à nuvem, à céu, a altura: tudo muito de difícil de alcançar. Mas é claro que depende da perspectiva e, muitas vezes, basta colocar um pouco mais de esforço e passar a definir nossos sonhos também como prioridades na vida que talvez eles passem a ficar ao nosso alcance.

Bom, é isso! Eu comecei uma Bucket List, querem dar uma olhada?

    1. Escrever e publicar meu próprio livro
    2. Conhecer a JK Rowling
    3. Ter meu próprio apartamento do meu jeito
    4. Melhorar com a timidez
    5. Aceitar meu corpo e ser feliz com ele
    6. Pintar alguns quadros
    7. Ir a um festival de música
    8. Ter um gato
    9. Ir no The Wizarding World of Harry Potter
    10. Gravar um curta-metragem
    11. Mudar um pouco do mundo
    12. Morar junto com um amor
    13. Viajar para um lugar estranho e distante
    14. Sentir que estou em paz

E vocês, já fizeram ou querem fazer uma Bucket List?

3 thoughts on “Antes de morrer: Bucket List!

  1. Tomei esse espaço como meu e fiz a minha listinha (todo mundo pode fazer isso, gente!)

    A. Voltar para São Paulo e morar lá.
    B. Cursar editoração, seja lá onde for.
    C. Conhecer a Meg Cabot e agradecer por ter deixado minha adolescência mais feliz. E a Jk por ter criado o nosso universo.
    D. Ser uma pessoa mais calma
    F. Não ter mais estrabismo
    G. Ter um apartamento pequeno e fofo, com cores claras.
    H. Saber cozinhar
    I. Beber cerveja amanteigada haha
    J. Viver 1 ano em Paris e 1 ano em Lodres.
    K. PARAR DE ROER UNHAS
    L. Ter meu passaporte todo carimbado
    M. Trabalhar em uma revista de moda
    N. Ter 3 filhas

  2. Nunca pensei em fazer uma Bucket List, no máximo faço uma lista de coisas que tenho que cumprir no dia-a-dia, como atividades, trabalhos ou ligações. Mas já comecei fazer a minha! Adorei o post.

Deixar um comentário

