Como ser criativo?


Vendo o post da Lara sobre decoração de quartos, resolvi fazer esse post, que venho segurando já faz um tempo. Quem tem alma de artista (seja lá qual for o ramo de arte) sabe como é horrível não conseguir desenhar, escrever ou criar qualquer coisa, ou mesmo sentir que seu trabalho já foi feito antes – várias vezes. Pensando nisso, me lembrei de ter salvo essa listinha que peguei no Tumblr e que acho que é um bom passo para aprender a ser criativa a longo prazo.


29 modos de ser criativo: 

  1. Faça listas.
  2. Carregue sempre um caderno com você.
  3. Tente o Free Writing.*
  4. Fique longe do computador.
  5. Pare de se culpar.
  6. Tenha intervalos.
  7. Cante no chuveiro.
  8. Beba café.
  9. Escute novas músicas.
  10. Seja aberto.
  11. Fique perto de pessoas criativas.
  12. Ouça opiniões.
  13. Colabore.
  14. Não desista.
  15. Pratique, pratique, pratique.
  16. Se permita errar.
  17. Vá para um lugar diferente.
  18. Conte as suas vitórias.
  19. Descanse bastante.
  20. Se arrisque.
  21. Quebre as regras.
  22. Não force a criatividade.
  23. Leia uma página do dicionário.
  24. Crie uma estrutura de trabalho.
  25. Pare de tentar ser perfeita para alguém.
  26. Teve uma ideia? Escreva.
  27. Limpe seu espaço de trabalho.
  28. Se divirta.
  29. Termine algo inacabado.

* O “Free Writing” é quando escrevemos rápido e sem parar, sem nos preocupar com gramática, acentuação ou pontuação. É, literalmente, escrever o que vier na cabeça.

Sobre ficar longe do computador, com certeza o autor da lista estava se referindo às redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e etc, que tendem a nos concentrar na cultura inútil, além de viciar, fazendo com que seu dia seja desperdiçado cuidando da vida dos outros. Sites como blogs e o weheartit com certeza podem impulsionar sua criatividade.

Algo legal para exercitar a criatividade de quem escreve é inspirar-se numa foto e então elaborar um texto ou conto sobre ela. Aumente sua dificuldade! Usar fotos de casais separados ou se beijando não dá mais. Use fotos mais subjetivas, tente desvendar as expressões dos modelos e identificar cenários. O que eles estão fazendo ali? Por que essa expressão? Tente escrever um dia para crianças, outro para adultos, depois adolescentes. Tente mudar de primeira pessoa para terceira, de narrador observador para onisciente e vice-versa. Depois, quando as fotos estiverem sendo fáceis para você, tente escrever sobre vídeos e descrever movimento. Nunca pare de aprender mais.

Para quem desenha, o bom é imaginar cenas, inspirar-se em amigos ou em histórias. Não vale copiar as imagens: desenvolva seu próprio traço, seu estilo. Se usar um livro ou conto sem ilustrações, melhor ainda, desenhe aquilo que você imaginou. Tente usar aquarelas, lápis de cor, tinta, canetas: você com certeza vai descobrir novas possibilidades de traço e qual é melhor para você. Sempre pesquise novas técnicas de sombreamento e expressões.

Sobre moda e decoração, acho que o que não vale é ficar só copiando os gringos, coisa que nós adoramos fazer. Tente pegar os materiais que você tem em casa e criar novos penduricalhos ou acessórios é um bom começo. Ficou ruim? Ótimo! Como já foi dito, permita-se errar: tente entender o que deu errado e se esforce mais da próxima vez. Experimente novas texturas, tecidos, cores diferentes: lembre-se que o que já foi feito por alguém antes não é seu.

E lembrando que criatividade não é só pra quem escreve, desenha, inventa moda ou fotografa: criatividade é para todos nós! Seja para escrever uma cartinha, ou mesmo para dar uma mudada no cabelo ou quarto, é importante ser criativo. Além disso, pensando no futuro, o profissional criativo e flexível é aquele que as empresas querem.

Para encerrar, algumas quotes sobre criatividade e fotos que podem inspirar você:

“Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de errar.” Edwin Land

“A hora certa de começar algo nunca chega.”

Talvez a imaginação seja apenas a inteligência se divertindo.” George Scilabbo

“A perfeição é o pior inimigo da criatividade”

“Criatividade vem da confiança. Confie em seus instintos.” Rita Mae Brown

Ah, a foto dos giz de cera derretendo pode ser facilmente feita com um secador :3 vale a pena tentar.

Vocês fazem algumas das coisas daquela lista? Eu faço algumas delas, inclusive, tenho várias caderninhos e estou sempre com um deles. E você, é criativa ou não?

2 thoughts on “Como ser criativo?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s