Duas resenhas de Scott Westerfeld!


Eu sempre gosto de saber antes o que eu vou ler e um pouco mais sobre o estilo do autor. Não tenho nenhum tipo de preconceito literário mas adoro saber onde é que eu vou pisar, ou melhor, o que eu vou ler. Mas com Scott Westerfeld foi completamente diferente. O E-book de Tão Ontem surgiu de uma forma completamente inesperada no meu computador e quando eu dei por mim já estava absorta com a história.


Scott nasceu no Texas (EUA) mas, atualmente, divide seu tempo entre Sydney e Nova York. Ele ficou muito famoso por escrever livros de ficção-científica. Entre eles estão a série Vampiros de Nova York (tenho salvo no meu computador mas ainda não li), onde ele mostra o lado “biológico” dos vampiros; e Tão Ontem e Feios, esses dois que eu vou resenhar.


Li Tão Ontem por causa da seguinte indicação: “Francis, tem moda e tem história, você vai amar.” Eu realmente amo moda e história mas esses são apenas um dos pilares que deixam essa história tão divertida.

Hunter é um caçador de tendência, o seu trabalho é sair coletando o que é cool e o que não é. Até que ele conhece Jen, uma menina super descolada e uma inovadora, primeiro lugar da hierarquia da moda. Hunter logo se interessa pelo estilo de Jen e a leva para uma reunião para discutir um comercial.

Depois da reunião, os dois são convidados para conferir um lançamento com Mandy, chefe de Hunter. Só que ela desapareceu e a única pista que eles têm é o celular! Eles se envolvem em busca louca pela Mandy, com muito mistério, uma dose de festa e outra de anime (sim!), curiosidades, um punhado de análise sobre a sociedade consumista e outro punhado de paixão. Apesar do mistério não ser dos melhores, te digo que é um dos livros que têm a melhor narrativa.

Se em Tão Ontem o mundo tem uma hierarquia de consumo, em Feios existe uma hierarquia estética. O livro se passa no futuro onde as pessoas são divididas entre Feios, aqueles com menos de 16 anos e ainda não sofreram a cirugia para se tornaram Perfeitos, o posto mais almejado por todo mundo.

Feios conta a história de Tally Youngbloog, uma feia que está quase completando seus sonhados 16 anos. Até que ela conhece Shay, uma garota que se recusa completamente em ser tansformada em uma Perfeita e foge para a Fumaça, uma vila na qual o povo vive como nós, os Enferrujados (é assim que somos chamados no livro), vivemos. Tudo estava perfeito para a cirurgia da Tally, mas os Especiais, o FBI deles, descobre que a Shay fugiu e que deixou instruções para a Tally de como chegar na Fumaça. Se Tally não encontrar a Fumaça, ela não vai ter a sua sonhada cirurgia.

Não vou contar mais nada sobre o que ocorre depois do encontro dos Especiais com a Tally para não acabar com a brincadeira. A partir daí o livro segue com uma narrativa alucinante e você não consegue parar de ler de tanta curiosidade. Sem contar nas análises sobre a sociedade, beleza e tecnologia que Scott faz em todo o livro.

A série ainda conta com Perfeitos, Especiais e um livro extra. Dessa fez eu não vou colocar os links para baixar porque eu “ganhei” os dois, então nada de link nesse post. Mas e aí, alguém aí já leu alguma obra do Scott? Gostaram? Diz para a gente!

3 thoughts on “Duas resenhas de Scott Westerfeld!

  1. Já ouvi falar bastante desse autor, mas só pela série do livro Feios, que eu tenho muita vontade de ler.
    Gostei bastante da história de Tão Ontem. Eu gosto de mistério, moda… Já quero ler. ^^

Deixar um comentário

