Filme: Coco Antes de Chanel !

Imagine uma jovem garotinha que foi deixada em um orfanato junto com a sua irmã. Parece o enredo de chiquititas mas é a história de Gabrielle Chanel.Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pela Chanel. É a minha marca favorita, sempre acompanho os desfiles para saber o que o Karl Largefeld (atual estilista) inventou para a temporada. Por isso que quando me emprestaram o dvd de Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel, no título original), eu fiquei apaixonada.

A Gabrielle foi interpretada pela Audrey Tautou, muito famosa por ter interpretado a Amelie Poulian. Acho que o forte da Audrey é mostrar a história da Gabrielle (por isso que eu vou  denominá-la assim) e não da Coco. O filme começa com a Gabrielle sendo deixada no orfanato com a sua irmã. Depois de grandinhas, ambas vão trabalhar como cantoras em um bordel. Engraçado que o apelido Coco surge de uma música que ela canta intitulada Onde está Coco?

Mas foi no bordel que a vida de Gabrielle mudou. Lá ela conhece Étienne Balsan, com quem ela tem uma relação meio tumultuosa. Eu achei que Balsan foi uma divisória na vida de Gabrielle, sendo que ele a apresenta para Boy Capel, o segundo amor dela no filme.

Na minha humilde opinião o forte do filme é a fotografia. Tem uma cena linda (preciso contar) que eu adoro muito que é  quando a Gabrielle está dançando com o Capel. Todas as outras mulheres estão usando vestidos nudes e somente Gabrielle no centro com um lindo vestido preto. Vocês sabem que a Chanel é quem começou usar o vestido preto, né?

O figurino é algo líndissimo. Gabrielle usa muito roupa masculina, eu até cheguei a pensar que ela que inventou o boyfriend. Outra coisa que deve ser notada é como eles deixaram sutis as ideias que ela teve e que revolucionaram o mundo da moda. Eu sei que teve gente que não gostou, mas eu amei.

Eu só senti falta da vida profissional de Chanel. Eu achei que foi bem rapidinho a parte da criação do ateliê dela (começou como uma fábrica de chapéus) e praticamente nada dela como estilista. Eu sei que o intuito era mostrar a vida dela antes do sucesso, mas achei que eles quiseram abafar alguns podres que ela teve, exemplo é o envolvimento com os nazistas.

Apesar de ter a deixado mais romântica do que ela era na verdade, Andrey Tautou mostrou bem como a personalidade de Gabrielle Chanel era forte e o quanto ela era teimosa e original. E assistam o filme, vale muito a pena.

One thought on “Filme: Coco Antes de Chanel !

Deixar um comentário

