Música: O Teatro Mágico

Oi meninas! Essa foi uma descoberta do ano passado que me fez ter novos olhos pra música brasileira nacional e espero que isso também aconteça com vocês. Abanda foi formada em 2003 e começou com a iniciativa de Fernando Anitelli (atual guitarrista e vocalista) em Osasco (SP).

O Teatro Mágico e sua trupe misturam elementos do circo, teatro, literatura e música brasileira em suas apresentações, com pernas de pau, malabarismos e danças. Já assisti uma apresentação deles na minha cidade e garanto que foi a coisa mais linda. As bailarinas são maravilhosas, e a interação do Fernando com o público é ótima. Só vendo pra entender. É tão maravilhoso que os próprios membros não chamam de “show” e sim, espetáculo, como num circo. Não é só música.

null

Outro detalhes importantíssimo da banda é o grande apoio que eles fornecem ao movimento Música para Baixar. Isso significa que eles acreditam que a música é um bem cultural e que todos devem tem acesso à mesma, de forma que ela não deve ser somente vendida, e sim disponibilizada de graça on-line. Você pode baixar todas as músicas d’O Teatro Mágico no site oficial deles. No show que assisti, os cd’s estavam sendo vendidos por 10 e 15 reais numa barraquinha comandada pelo pai do Fernando Anitelli.

Não que eu seja contra as bandas que não tomam essa mesma iniciativa, mas sejamos sinceros: falta poesia e arte no dia-a-dia de todos. Se mais bandas que valorizam a nossa cultura e língua como O Teatro Mágico tomassem essa iniciativa de largar um pouco o pensamento “capitalista” e contribuir pra formação de um público mais, digamos, lírico, mais gente se interessaria pela leitura e pela arte. Existem inúmeras referências à autores consagrados nas músicas d’O Teatro, dá até vontade de ler poesia.

Fernando Anitelli

Os CD’s são verdadeiros espetáculos, e as músicas se completam. Algumas só fazem sentido com o título, como a música Carinho de mãe, do cd Entrada para raros. Na melodia, a combinação de muitos instrumentos, incluindo os mais modernos e os mais clássicos dão um toque especial difícil de encontrar. Nas letras, tudo aquilo que aprendemos na aula de literatura aparece, intertextualidade, aliteração, assonância, metáforas e jogos de palavras aparecem, mas não se preocupe; não é difícil entender. As letras são simples e falam do cotidiano, desde o sentimento ao passar por um mendigo numa esquina até sentir a dor de amar, mas se você leva jeito pra entender esses recursos linguísticos vai ver além do que está sendo cantado. Qualquer um vai perceber que a trupe não tem papas na língua, nem pra dizer que a vida é muito boa e nem pra dizer que perdemos essa mesma vida sentados na frente de uma televisão.

Banda: O Teatro Mágico
Membros:

  • Fernando Anitelli (voz, violão e guitarra)
  • Fernando Rosa (contra-baixo)
  • Miguel Assis (bateria)
  • Nene dos Santos (bateria)
  • Willians Marques (percussão e malabares)
  • Galdino Octopus (violino e bandolin)
  • DJ HP (pick-ups e sonoplastia)
  • Silvio Depieri (sax e flauta)
  • Kleber Saraiva (teclado)
  • Rober Tosta (ator circense)
  • Gabriela Veiga (artista circense)
  • Ivan Parente (ator e cantor)
  • Deinha Lamego (artista circense)
  • Tum Aguiar (artista circense)
  • Andrea Barbour (artista circense)
  • Wallace Alcantara (artista circense)
Álbuns de estúdio: Entrada para Raros e Segundo Ato
Gênero: MPB/Rock e Música cancioneira brasileira
Ouça agora mesmo: O anjo mais velho (maior sucesso da banda), Pena, Ana e o Mar, Xanéu nº 5 (com participação de Zeca Baleiro).
Pessoal, por favor reparem nas letras d’O Teatro Mágico, tenho certeza que vocês vão se emocionar e se surpreender. Esse post definitivamente não ficou como eu queria; na verdade, pra perceber como essa banda é incrível, é só ouvindo as letras e encontrando um pouco de si dentro delas. Ando me identificando com a Sobra tanta falta, por sinal. E lembrem-se: a poesia prevalece. 

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s