Porque fazer o vestibular?

Para muitas garotas, como eu, que chegaram ou chegam ao fim do 3° Ano do Ensino Médio se preparam para a onda de vestibulares que já começaram nesse mês e que ocorrem até janeiro. Chegamos numa fase que todas nós precisamos de metas e objetivos. Coisas como: Que curso fazer? Esse é o curso certo para mim? E se eu passar? E caso eu não passar? Essas são dúvidas que percorrem a mente de várias pessoas quando o assunto é temido vestibular.

Se a dúvida ainda é sobre a escolha do curso, eu indico um teste vocacional. O teste dá quase sempre certo e lhe mostra opções de cursos (profissões) e áreas que você tem haver com seus gostos de acordo com suas respostas e habilidades. Se você não gostar das opções você pode tentar outros, afinal é um teste superficial. O teste do Guia do Estudante é muito bom e eu até já falei sobre ele aqui no blog.

As vezes eu acho muito cedo para escolher uma profissão, a maioria de nós (estudantes do 3° ano) tem entre 17 e 18 anos. Nós sabemos muito pouco sobre a vida, queremos experimentar muitas coisas e conhecer muitos lugares diferentes e não tomar uma decisão para a vida toda. Nós passamos a nossa vida estudando para essa prova, mas, a maioria de nós não está pronto para essa decisão. Tem aqueles que querem esperar alguns anos e outros, já querem ingressar na universidade. Porém, cada uma dessas escolhas tem uma consequência: se você optar por não fazer o vestibular agora lembre-se que poderá se arrepender e acabar não fazendo nada, deixando a vida te levar. E caso faça, sinceramente? Não vejo nenhum motivo para se arrepender.

Ainda acredito que vale a pena estudar e tenta o vestibular.  Se passar e se você quiser, por que não cursar? Afinal, ninguém se arrepende de tentar. Caso você não goste do curso, pode desistir e tentar outro e se não passar tem muitos vestibulares para você tentar.

E ai chega a pergunta do título do post: Para que fazer o vestibular?  O vestibular é a oportunidade de ter um curso superior, que no futuro pode te proporcionar muitas oportunidades, como um  emprego bem remunerado e ser independente.

Se sentir desmotivado para tentar é a realidade de muitos estudantes, por isso pesquise sobre os curso que mais te interessam, converse com quem trabalha na profissão (leia sobre ela), visite se possível suas opções de universidades e faculdades, observe as salas, laboratórios e assista uma aula se for possível. Assim você vai adquirir mais confiança ao decidir optar por fazer ou não o vestibular.

E você já decidiu o que vai fazer ou ainda rola uma dúvida? Conta pra gente.

About these ads

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s